BMW 225xe |
BMW i8 |
Curiosidade: A BMW 225xe partilha a mesma motorização térmica e eléctrica do BMW i8 mas foi, de alguma forma, “detuned” dos seus 374cv e 570Nm “originais”. Será que dá para reverter? Hum ...
Mas o mais interessante aqui era a componente eléctrica. Vejamos:
- Foi o nosso primeiro contacto com cabos, cabos e mais cabos;
- Foi o nosso primeiro contacto com a MOBI.E (que já começou mal) para solicitar um cartão que permitisse carregar nos postos de carregamento para o efeito e que demorou 3 a 4 semanas a chegar (no nosso caso não era crítico, mas deduzo que numa viatura 100% elétrica isto deve ser, no mínimo, caricato);
- Verificamos que seria necessário fazer algumas adaptações à forma como arrumávamos os carros na garagem para que esta pudesse ficar a carregar durante a noite (não tínhamos pensado muito nisso antes); Acabamos a instalar tomadas extra espalhadas pela garagem (não se devem usar extensões pois têm tendência a aquecer).
- Dei por mim a analisar o tarifário bi-horário da EDP para saber a melhor altura para carregar as baterias com uma capacidade de 7.6 KWh (que na realidade são apenas 5.8 KWh usáveis ou algo similar) e que pelos vistos é das 00:00 às 07:00. Já agora, demora, mais ou menos, 3h e 15m; Acabamos a instalar relógios nas tomadas para não nos preocuparmos com isso.
- Verificamos que a condução em modo eléctrico verificou-se uma verdadeira e óptima surpresa, dados os apenas 88cv do motor eléctrico e os mais de 1700kg de todo o conjunto.
- Verificamos que a autonomia eléctrica é quase uma ciência oculta! Esqueçam lá os 50km anunciados ... vamos-nos ficar pelos 25km para não parecer muito mal.
- Ficamos com a certeza que o nosso próximo carro seria eléctrico ou, pelo menos, híbrido. Depois de se experimentar não há volta atrás possível!
- E muito mais :-)
Não percam o próximo episódio porque nós também não!
Ab,
RC
Comentários
Enviar um comentário